segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Cosplay em Belém, pode Pará? Não.

O fenômeno do cosplay surgiu na década de 1970 nos Comic Markets do Japão, que se celebram em Odaiba (Tóquio), lugares de compra e venda de Dōjinshi. Esse evento prosseguiu... Bem, copiar e colar arquivos do wikipédia é muito fácil, mais vamos falar de um modo mais franco. Cosplay no brasil já não é a muito tempo atrás "Dias das bruxas", (o que não faz nenhum sentido nesse país "americanizado") e principalmente não é só coisa de criança, alías cada vez mais é coisa de adulto. Com o passar dos anos a aceitação de cosplay no país vem crescendo junto com os Eventos Otakus, (aonde os cosplay são mais usados) a menos que você faça cosplay só pra ensaio de fotos. xD
E os Brasileiros não fazem feio, ao contrário. Como os irmãos Mônica e Maurício Somenzari Leite Olivas, que foram os vencedores no concurso World Cosplay Summit em 2006, que ocorreu no japão e em 2008 também com com a dupla Jéssica e Gabriel.
Alguns eventos realizados no brazil cresceram muito e ganharam destaques na america latina, como o Anime Friends (em São Paulo, que um dia eu ainda irei *-*).
Alías, eu lembro do primeiro evento anime que eu fui na vida... que aconteceu em Belém (onde eu moro). (em Belém? existe isso?) Sim, existe. Existem também prédios, ruas, carros, ruas pavimentadas [...] e isso aconteceu em meados de 2005, se não me engano, era o primeiro Animazon (se não me engano [2]) e nossa, lembro até hoje, inicialmente seria realizado no Centur, mas NO DIA o evento foi transferido para outro local.
E eu? me fu... não, não! Tinha uma combi que estava levando o pessoal pro tal colégio onde o evento estará acontecendo e eu no auge dos meus 15 anos e toda aquela emoção de sair sozinho (eram as minhas primeiras andadas de ônibus solitário), mais bem... Chegando lá me deparei com um espaço cheio de pessoas "vestidas" de os mais diversos personagens... Como o Vingador (Caverna do Dragão) e Seya (Cavaleiros), quando eu os vi, meus olhos brilhavam (*-*), fiquei pensando; nossa se os meninos de perto de casa (que não são meus amigos até hoje xD) vissem toda aquela gente vestida de personagens de desenho animado, pantufaz, toquinhas e etc... eles diriam "CARAL... isso é local de gente louca!!!
Eu me senti em casa logo nos primeiros minutos que cheguei (mesmo vagando sem conhecer ninguém, alías ninguém dos meus amigos quiseram me acompanhar...) e bem mesmo saíndo as pressas antes do anoitecer, foi um primeiro evento inesquecível.
Depois de alguns anos esse tipo de evento cresceu em Belém, acompanhando, claro, como em todo o Brasil. Esta longe ainda de se aproximar como um de pelo menos "médio porte", como os de são paulo, e outras capitais, mas são bastante organizados achei, como oAnimazon no Taikai, Otaku no Matsuri, Tomodachi, entre outros...
Enquantos aos cosplays daqui, eu acho muito bom sim (serio?), sim! O pessoal se esforça bastante pra fazer um cosplay bem efeito e, as vezes não sai, mais as vezes acertam, tem um pessoal legal por aqui que faz bastantes cós (mais não vou citar nomes xD), e os Otakus daqui são bem ... amigáveis também, mais claro, em toda "turminha" existem aqueles que por estarem seguindo a algum tempo desprezam os novatos, talvez por algum motivo, esteje virando modinha, mais mesmo assim, existem pessoas idiotas em todos os lugares... na minha opinião, uma união por uma causa comum é sempre uma boa, não acha?
De um modo geral, a "Otakada" e simpatizantes de Belém estão trilhando um caminho meio tímido, mas que tem muito potêncial ( e eu sou otimista xD), claro, a distância impede que bandas de J-Rock possam vir a tocar nesse outro lado do Brasil, e investimentos também são sempre bem vindos, mas se há 6 anos atrás eu sonhava em sair um dia do estado para conhecer um evento anime em outra capital, hoje em dia nem preciso pagar mais de dois reais num ônibus para conhecer o mesmo (e mais de 15 pra entrar no evento né? por que cá entre nós, custa o olho da cara u.u), talvez um dia poderemos prestígiar um evento de grande porte, ou até presença de cósplays nacionais e internacionais, e bandas de J-Rock (do japão, por que não? rimei ;D).



Mônica e Maurício Somenzari Leite Olivas vencedores no concurso World Cosplay Summit em 2006


Logo do Animazon


Yamato Cosplay Cup aconteceu no Animazon no Taikai 2008
e o ganhador foi o cosplayer Reginaldo Dantas com o Cosplay de Kamus de Aquário da Série Cavaleiros do Zodiaco.



Eu de Raito Yagami xD



Um comentário: